terça-feira, 27 de abril de 2010

EXERCENDO A DEMOCRACIA


Uma das principais conquistas dos trabalhadores em educação foi a eleição de diretores. Ela modificou a relação da escola com a comunidade, efetivando mais a participação, principalmente dos pais e alunos, no processo administrativo-pedagógico da escola. A experiência nos faz refletir sobre alguns aspectos com o propósito de avançar, qualificar e democratizar, ainda mais, as relações do conjunto da comunidade escolar, fazendo com que a escola pública seja cada vez mais pública, controlada pela comunidade, e um espaço mais eficiente para abrir caminhos de construção da
cidadania dos trabalhadores.
Todo trabalhador em educação que se propõe a desempenhar a função de direção de escola necessita inicialmente estar alicerçado por um projeto político-administrativopedagógico,
capaz de acolher todos os anseios da comunidade escolar. Notamos que o cotidiano da escola pública exige um olhar administrativo, pedagógico, que responda aos apelos de todos os problemas sociais que deságuam para dentro dela. Entendemos que este projeto precisa caracterizar o compromisso da direção da escola com a comunidade e o seu claro engajamento na luta em defesa da educação pública e de qualidade.
O processo eleitoral precisa ser educativo, ético, participativo e politizante para a comunidade envolvida. São condições fundamentais para se evitar o aliciamento do voto mediante vantagens, favorecimento pessoal e ausência de debates e propostas
conscientes.

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